quarta-feira, 12 de agosto de 2015

No resistence, aceite (que dói menos)

Nas recentes descobertas dessa caminhada li muito sobre aceitar seus demônios, aceitar suas dores, seus defeitos. Tive certa dificuldade em interpretar o que essas mensagens queriam me dizer. "Aceitar a dor é o mesmo que se entregar a ela?!" Bem, sim e não.

Experiências mais recentes mostraram-me naturalmente que a resistência não é o caminho. Não resista. A cada situação que não nos agrada, que não condiz com nossos desejos, nosso reflexo quase que imediato é relutar, espernear e apontar o dedo. Pude constatar que o mal estar que essas reações causam é absurdamente pesado, mas só constatei isso quando agi diferente. Não é fácil, portanto temos que nos treinar para mudar, assim nossa falsa mente não nos controla.

Permanecer em estado de silêncio e calma é o primeiro passo para aceitar a vida como ela é e não resistir. Não significa se entregar desesperadamente achando que cada acontecimento que desanda é o fim do mundo (não é), mas aceitar aquilo, respirar aquilo, para que então a solução do seu problema possa ser pensada e descoberta. Ao aceitar minha dor, quando menos esperei, ela sumiu. Rapidamente. Aprendi que ao aceitá-la genuinamente e humildemente ela se desprendeu de mim, já que eu não a alimentava mais com ignorância e impotência. Me concentrei na solução, no momento Presente, foquei em ficar bem e não na energia ruim que aquela situação me trouxe.

Li em um texto no filosomvida que fala exatamente sobre aceitação e libertação de si que quando aceitamos as coisas como são, nossos fragmentos doloridos e tão dispersos se transformam em só uma energia e então transcendemos. A tal fala famosa "aceita que dói menos" geralmente usada em situações de raiva nunca fez tanto sentido. É com outras palavras: não oferecer resistência a vida e sim permitir que ela flua através de você. Isso é paz de espírito. Sejamos menos racionais para que isso ocorra. Agora entendo o que significa "the only way out is in", em uma tradução bem crua "o único caminho fora é dentro". A única maneira de nos libertarmos é presenciar o Agora e olhar profundamente para dentro de nós mesmos. Namastê. 


Com essas palavras inauguro o marcador namastê onde compartilharei aprendizados baseados em experiências pessoais. O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.


>  filosomvida.wordpress.com

2 comentários :